terça-feira, 9 de março de 2010

Designers respondem:


Dijon de Moraes
Brasil
Ph.D. em Design.
Autor e consultor. Professor convidado da Escola de Design Unisinos.

O ambiente artificial é o fim do processo de intervenção dos designers, isto é: se posiciona como o resultado final em forma de cultura material.

Já o ambiente natural (neste caso o meio-ambiente) deve ser o resultado da não intervenção errônea que polui e degrada.


Ronaldo Brochado
Brasil
Coordenador do Projeto CNPq-PGD, da Fiergs

Vivemos em ambientes constantemente recriados. Novos designs são sempre bem vindos. Em nossas cidades e - mesmo no campo - a inovação motiva investimentos sem fim.

O design retrô é uma boa desculpa para a introdução sutil de novas tecnologias. No artesanato o design vem sendo muito útil, fomentando sua evolução e maior aceitação.

Mas são os produtos bem mais avançados que polarizam nossa atenção... ao recriar novas formas de viver.

Problemas com a ecologia são superados com o ecodesign, tão logo recebam nossa devida atenção.

Se muito mais inovação é bem-vinda... novos produtos serão introduzidos e mesmo novas cidades arquitetadas... ou bairros inteiros criados ou revitalizados, sem esquecer do mobiliário urbano. Isto sempre será um novo impulso para áreas urbanas deprimidas.

Integrar tecnologias com conceitos amigáveis, belos, funcionais e no momento apropriado é algo irresistível ao mercado.


Manuela Zavattaro
Italiana, vive em Londres
Interactive designer com mestrado em Milão.

Também para esta pergunta a minha resposta é afirmativa, no sentido que o Design é capaz de criar e recriar espaços e atmosferas segundo as exigências e necessidades, mas não acredito que possa recriar um ambiente.

O Design pode preservar e proteger um ambiente repensando quais sejam efetivamente as necessidades do consumidor, e procurando, principalmente, não criar outras geralmente efêmeras.


Paulo Pedó
Brasil
Gerente de marketing da Melissa (Grendene)
Acredito que sim. Tanto um ambiente quanto o meio-ambiente. Isso pode ser visto frequentemente na arquitetura e urbanismo, na indústria automobilística e em diversos outros setores da economia. O conceito de design sustentável é mais um exemplo de que isso pode acontecer.


Kimmo Matias
Finlândia
Mestre em Fashion Design na Itália, poeta e artista.

Eu acho que você pode recriar um lugar e um meio-ambiente com design. Durante anos, a idéia de design estético tem variado e ganho enormes mudanças. Lugares e meio-ambientes têm sido criados de tempos em tempos, através do design visual, substituindo o velho pelo novo ou fazendo-os conviver lado a lado. Às vezes, as mudanças tem sido positivas, outras vezes não, mas são reflexões da atmosfera e daquele tempo particular.

O desenvolvimento industrial tem mudado a aparência das cidades ao ponto das pessoas esquecerem a conexão com a natureza. Então, como fazer as cidades visualmente mais prazerosas àqueles que nelas vivem? Somos muito afetados por tudo o que nos rodeia tanto mental como fisicamente. Sendo assim, se quisermos ampliar o sentimento de felicidade na vida das pessoas, devemos nos concentrar em como enfatizar isso. Ao invés de recriar o passado exatamente como ele foi, o design nos permite fazer isso de forma filtrada, por exemplo usando elementos que nos tragam à memória acontecimentos passados que nos fazem sentir melhor. O design pode afetar o nosso meio-ambiente e recriar a conexão perdida. É uma questão de opinião e criatividade - e acima de tudo é uma questão de o que estamos querendo fazer para chegar lá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário