terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O DEsign Emocional!

Além de forma física e funções mecânicas, a tecnologia assume “forma social” e “funções simbólicas” quando adentram ao cotidiano. Considerando esta apropriação como crucial para o sucesso da tecnologia, o Design Emocional visa projetar novas tecnologias com foco na emoção nas experiências agradáveis. Mais do que funcionar, os produtos devem contar uma história e causar sensações. Se conseguirem, terão vínculo emocional tão forte com seus donos que dificilmente serão trocados por outros.


Espremedor Philippe Starck
POde ser usado como espremedor ou como escultura.



Por quê adoramos ou detestamos os objetos do dia-a-dia? O que faz o design do Ipod ou das havaianas serem tão atraentes e despertar o amor do consumidor à primeira vista. O Design Emocional tem como foco os aspectos emocionais que efetam o design dos produtos.




O recente campo do “Design & Emoção”, também reconhecido como “Design Experiencial” e “Design Emocional”, se caracteriza pelo foco na relação emocional dos usuários com o meio projetado e pelo entendimento de que os produtos podem promover experiências agradáveis e evocar sentimentos positivos.

A produção teórica e prática no âmbito do Design & Emoção vem sendo conduzida a partir de abordagens teórico-metodológicas e propósitos variados e suscitando interpretações igualmente variadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário